Turnover: causas e soluções para reduzir no seu restaurante

Na cultura moderna, uma das características que mais sofreram mudanças foi o tempo de permanência na empresa. Antes, os funcionários costumavam ficar por longos anos sem uma perspectiva de mudança em suas carreiras. Hoje as coisas mudaram, o profissional busca sempre um plano de carreira claro, e claro que isso afeta sua performance no trabalho.

Quer aumentar o engajamento dos seus colaboradores e melhorar seus números no fim do mês? Confira as dicas que separamos a seguir.

Mas o que é afinal o turnover?

É o índice que mede a rotatividade dos funcionários de uma empresa. O cálculo é feito a partir da divisão do número de desligamentos em um período pelo número de colaboradores no mesmo espaço de tempo.

Como ele afeta a empresa?

É importante ter em mente que mesmo os desligamentos voluntários (que partem do próprio colaborador) também geram um custo para a empresa. Esses gastos se revelam na forma de multas e indenizações ou pela queda de produtividade e necessidade de novos treinamentos para os integrantes da equipe recém-contratados.

É possível reduzir o turnover do meu estabelecimento?

Já que você tem uma ideia do que é o turnover, agora pode planejar e definir qual a melhor estratégia para que esse número esteja de acordo com a realidade do seu negócio. A primeira dica é fazer uma triagem dos candidatos na hora da entrevista. Essa é a hora de analisar se o candidato se encaixa no perfil da empresa.

Desenvolva um plano de carreira para que os colaboradores possam se sentir desafiados e vejam crescimento dentro da sua empresa. Ofereça treinamentos para que a equipe sinta que a performance está interligada entre os componentes e se sintam valorizados.

Essas foram as dicas para não deixar o turnover arruinar seu negócio. Veja também o quanto a interação com os consumidores afeta seu negócio.

Comentários