Como lidar com a sazonalidade em bares e restaurantes

Sazonalidade tem a ver com a periodicidade, ou hábitos que se repetem. A sazonalidade em bares e restaurantes ocorre da mesma forma. Restaurantes e bares costumam ter alguns meses de bom movimento, onde o lucro aumenta significativamente. Entretanto o que define o sucesso ou não do empreendimento são suas ações no período de menor movimento. Encontre aqui algumas dicas para lidar com a sazonalidade de bares e restaurantes.

Tenha um bom relacionamento com o público local

Em tempos de pouco movimento, criar proximidade com o público é o melhor canal. Potenciais clientes que morem próximos ao estabelecimento têm maiores chances de serem convertidos clientes reais, então eles devem ser o foco principal. Eventos também são uma boa maneira para atrair esse público. Estratégias de aproximação também são uma boa. Organizar bufês de casamento, fazer campanhas de desconto com empresas, refeições a preço fixo.

Adeque seu cardápio à estação

Um cardápio que seja atrativo às sensações tem maiores chances de conseguir fidelizar um cliente. Ou seja, nada de recomendar pratos gelados em tempos de frio. Um menu bem planejado vai permitir que você faça essa adequação sem perder lucro. Caso a experiência seja boa, o consumidor vai recomendar o seu estabelecimento a outros, criando assim uma rede de divulgação muito mais sólida e eficiente.

Tenha uma equipe treinada e focada e adeque sua estratégia para driblar a sazonalidade em bares e restaurantes

Seu estabelecimento deve possuir uma equipe com o maior conhecimento técnico e prático possível. Estimule novas maneiras de se relacionar com os clientes, e também experimentar novas técnicas de vendas. Além de fazer seu time crescer tecnicamente, o aprimoramento profissional dá mais confiança para o time.

Se você gostou das nossas dicas, clique aqui e saiba um pouco mais sobre como aumentar o rendimento do seu estabelecimento.

Veja aqui um case de sucesso sobre sazonalidade de empreendimentos.

Comentários