iFood: quais as vantagens e desvantagens em contratar o aplicativo para o seu negócio?

O ambiente virtual é há algum tempo uma realidade na sociedade e os dispositivos móveis tornaram esse acesso ainda mais facilitado. Por isso, vários tipos de serviços estão se especializando no ambiente virtual. No mercado da gastronomia não é diferente e alguns aplicativos otimizam a relação entre empresa e cliente, dando a possibilidade de trabalhar com um restaurante delivery.

Os aplicativos que entregam comida conquistam cada vez mais pessoas e podem se tornar grandes aliados de gestores de restaurantes e empreendedores gastronômicos. Esse é o caso da iFood, a maior empresa de delivery de comida no Brasil.

Segundo os dados da iFood, a empresa atende em média a 3 milhões de pedidos mensais e conta com mais de 15 mil restaurantes em sua rede. Empresas como a iFood dão maior visibilidade ao seu negócio, mas também trazem desvantagens. Relacionamos algumas dicas sobre as vantagens e as desvantagens de contratar a iFood para o seu negócio, confira:

As vantagens da iFood

Acesso fácil e ágil

Com seu restaurante cadastrado na iFood, seus clientes terão facilidade de acesso ao cardápio, por computador ou celular. Isso otimiza seu atendimento e reduz filas, além de substituir um complicado atendimento pelo telefone.

Dessa forma, sua clientela tem acesso fácil ao menu de um restaurante delivery, com fluxo rápido de informações, além de demandar pouco esforço e nenhum deslocamento.

 

Gerenciamento simples e de uso fácil

Você pode trabalhar com a iFood sem muitos problemas. Sua interface tem linguagem simples e torna fácil uma mudança ou atualização no menu. Essas mudanças podem ser feitas em tempo real, caso algo de seu menu acabe, por exemplo.

Isso reduz trabalho com longos processos de programação e design e torna seu tempo mais útil.

 

Alta diversidade dos clientes

A iFood tem uma das maiores bases de usuários cadastrados no mundo! Assim, seu negócio pode alcançar um número maior de potenciais clientes. Em suma, a iFood pode levar uma determinada demanda, como um tipo de prato mais específico, a uma maior variedade de clientes.

Assim, dependendo do seu nicho de atuação, você poderá aumentar o número de vendas sem a necessidade de fazer um grande investimento.

 

Publicidade gratuita para um bar ou restaurante delivery

O trabalho da iFood é praticamente divulgar a marca do seu bar ou restaurante delivery. A plataforma oferece uma grande visibilidade e gera uma economia com publicidade e divulgação online.  O uso da plataforma da iFood oferece, além de uma grande visibilidade de marca para a sua empresa e um fortalecimento de nome do mercado, uma grande economia com publicidade e divulgação em redes sociais e anúncios.

Ainda assim, é imprescindível impulsionar seu negócio nas redes sociais. Confira outras dicas para investir nesse ambiente!

 

Menos erros e devoluções

Como todo o pedido é feito de modo automático pelo cliente, erros são mais incomuns. Afinal, é o próprio usuário que determina o que quer dentre a opções disponíveis. Além disso, ele sabe exatamente os preços, incluindo a taxa de entrega. Isso chega pronto aos restaurantes com a ciência do cliente e as empresas não precisam ter um funcionário específico para o atendimento.

 

As desvantagens da iFood

Comissão elevada

Esse é o principal ônus da iFood e o que mais desencoraja empreendedores a trabalhar com o aplicativo.  A porcentagem de cobrança de cada pedido varia entre 10% e 15% do valor. Isso pode gerar algumas possibilidades: um produto encarecido por pedidos no aplicativo ou perder pedidos considerando a quantidade. Normalmente as empresas optam por cobrar taxas mais altas na entrega.

 

Alta concorrência

Citamos várias facilidades do acesso da iFood a um bar ou restaurante delivery. E claro, se é fácil para você, também é para seus concorrentes. O espaço é compartilhado por diversas marcas que, muitas vezes, oferecem o mesmo produto e até são concorrentes diretas. Isso pode impor uma redução de preços para que as empresas se equiparem às outras.

 

Layout padrão

Cores, formatos, tamanhos: é tudo igual para todos! Então, sua marca fica em pouca evidência dessa forma, dificultando a fidelização do cliente. Para reduzir isso, a iFood tem investido em descontos de fidelidade.

E os restaurantes podem contornar esse problema com boas fotos, boas descrições, tudo bem detalhado e criativo. Confira aqui algumas dicas para tirar fotos incríveis para o seu cardápio usando o celular.

 

Como todo investimento, a iFood pode trazer grandes benefícios ou gerar alguns problemas para a sua empresa. Cabe ao empreendedor a consciência de arriscar ou não.

Comentários