5 entidades do mercado de bares e restaurantes que você precisa conhecer

Você sabia que, para funcionar corretamente, o mercado de bares e restaurantes conta com o apoio de vários órgãos e instituições que atuam para a melhoria dos serviços prestados no setor?

Conheça agora algumas das mais importantes delas e como elas trabalham diariamente para que consumidores e donos de estabelecimentos tenham a melhor experiência possível.

Cinco entidades do mercado de bares e restaurantes que você precisa conhecer agora:

  1. ABREC
  2. ABRASEL
  3. SEBRAE
  4. SENAC
  5. ABRESI

ABREC

A Associação dos Bares e Restaurantes do Barreiro (ABREC) foi criada em Junho desse ano e é composta por um grupo de bares, especarias e restaurantes da região do Barreiro, em Belo Horizonte.

A ABREC surgiu a partir do objetivo desses estabelecimentos e atuar em conjunto para a melhoria do atendimento aos clientes e do convívio pacífico com os moradores da região.

ABRASEL

A  Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) foi criada em 1986 com a missão de representar e desenvolver o setor de alimentação fora do ambiente doméstico. O objetivo principal do órgão é contribuir para facilitar as iniciativas de empreendedorismo na área e melhorar a qualidade de vida no país.

Iniciada em Minas Gerias, a ABRASEL passou por um grande processo de expansão ao longo dos anos. Conta hoje com 23 regionais e seccionais espalhadas por todos os estados brasileiros.

SEBRAE

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (SEBRAE) é um serviço social autônomo que auxilia o desenvolvimento de empresas de pequeno porte. O propósito do SEBRAE é estimular o empreendedorismo a partir da promoção da competitividade e do desenvolvimento sustentável.

Em Minas Gerais, o SEBRAE, como é conhecido hoje, foi implantado em 1990. Atualmente atende todos os 853 municípios do Estado através de 9 sedes regionais.

SENAC

Desenvolver pessoas e organizações para o mundo do trabalho com ações de educação profissional. Esse é o objetivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). A sua missão é disseminar conhecimentos em Comércio de Bens, Serviços e Turismo a nível nacional.

O SENAC, que foi criado em 1946, conta em Minas Gerais com 34 unidades. São oferecidos cursos livres, técnicos, de graduação e pós-graduação, nas modalidades presenciais e a distância. Além disso, ainda são realizadas atividades de extensão, como palestras, workshops e oficinas.

ABRESI

Fundada em 1988, a Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (ABRESI) é uma entidade civil sem fins lucrativos que congrega empresas e órgãos sindicais e associativos dos setores de Restaurantes, Bares e Similares; Hospedagem e de Viagens e Turismo.

Presente em todo território nacional  a ABRESI desenvolve atividades que buscam transformar conhecimentos em práticas economicamente sustentáveis para as empresas do setor. Para isso, a Associação se pauta na busca pela inovação e pesquisa.

 

Todas essas instituições atuam visando a melhoria do atendimento ao cliente no mercado de bares e restaurantes. Que tal você também contribuir para isso? Confira 5 dicas para implementar uma pesquisa de satisfação do cliente em seu negócio.

 

Comentários