4 dicas para manter a limpeza do seu restaurante impecável

Não é só a comida deliciosa e um ótimo atendimento que atrai clientes para um restaurante ou qualquer outro estabelecimento do ramo de serviços alimentícios. A limpeza do ambiente é um fator decisivo para o sucesso do seu negócio. Lugares sujos e malcuidados fazem com que seus clientes desconfiem até mesmo das normas de higiene utilizadas na hora da preparação dos alimentos servidos no local. Descubra agora como fazer para manter a limpeza do seu restaurante impecável.

A primeira coisa a levar em consideração é que a limpeza de um restaurante não é igual a residencial. Muitos se enganam nisso e cometem erros graves na manutenção de seus negócios. Fique atento!

Descubra agora como manter a limpeza do seu estabelecimento:

Estabeleça uma rotina de limpeza

Junto com seus funcionários, crie um plano de limpeza, com horários bem definidos e o que deve ser feito. Isso irá facilitar o processo de higienização no dia a dia e manterá o padrão de limpeza. A higienização deve ser aplicada em todos os ambientes, equipamentos e utensílios do restaurante. Essa limpeza deve acontecer, preferencialmente, após o expediente.

Promova treinamentos com os funcionários

Se um membro da equipe falhar e realizar um dos procedimentos de limpeza de forma errada, ele acabará prejudicando o trabalho de toda equipe. Então é importante que todos sejam treinados da mesma forma. Além disso, a equipe deve manter sua própria higiene intacta. Cabelos presos, uniforme limpos e unhas cortadas, por exemplo, são essenciais.

Mantenha tudo organizado

Em um restaurante cada utensílio deve ser armazenado em um lugar apropriado quando não estiverem sendo utilizados. Objetos expostos podem acumular gordura, poeira e outras sujeiras. Ter esse cuidado evita a necessidade de limpezas mais profundas e garante uma maior higienização.

Faça a manutenção dos equipamentos

Da mesma forma que o item anterior, quando os equipamentos estão com a manutenção em dia fica mais fácil para limpar. Fogões enferrujados e móveis descascados, por exemplo, acumulam sujeira e dificultam o processo de limpeza.  Outra questão é que ao cuidar desses equipamentos você ainda está ampliando a sua vida útil.

Manter a limpeza do seu restaurante impecável garante que ele esteja cumprindo as normas de segurança e ainda agrada e atrai mais clientes.

 

Comentários