Interação com os consumidores: O que realmente importa no atendimento

O cliente tem sempre razão. Essa é uma máxima muito conhecida pelos donos de estabelecimentos. Como o consumidor final recebe e reage ao seu prato é uma importante informação para gestores de bares e restaurantes. Saiba aqui o que há de importante na interação com os consumidores e como isso afeta seu estabelecimento.

Saiba o que os donos de outros seguimentos recomendam

Muitos donos de restaurantes que migraram dos food trucks apontam que ser acessível aos feedbacks dos clientes é uma rica fonte de insights. Os comentários dos clientes com a equipe da cozinha ou a equipe presente no salão é muito enriquecedora. Como no restaurante esse contato direto é mais difícil, cabe aos garçons e à equipe do salão captar esses comentários.

Observe o que volta do salão

Observe quais pratos que mais “deixam” sobras nos pratos. Oriente os garçons, nesses casos, a sondar se houve algum problema com relação ao tempero ou se a porção está muito grande. É importante também manter a cozinha sempre a par de feedbacks sobre a consistência ou o sabor dos pratos.

Crie ferramentas e meios de interação com os consumidores

É comum que cheguem comentários nas redes sociais, positivos ou negativos, que seriam melhor aproveitados dentro de um processo de pesquisa de opinião. Então crie uma maneira de centralizar a opinião dos consumidores. Deixe cartões para comentários próximos das mesas ou nas saídas do estabelecimento.

Saiba o que os garçons estão recomendando

Já falamos aqui de como é importante o treinamento dos seus garçons e isso reflete ainda na questão da interação com os consumidores. Saiba sempre qual o prato que mais está sendo pedido e se não há desperdícios ou sobras.

 

Essas são as dicas de hoje, gostou? Deixe um comentário sobre o que você quer ver aqui nas próximas postagens.

Comentários