23 dicas infalíveis de higiene para cozinha industrial

A cozinha industrial é o coração de qualquer restaurante. É nela onde tudo acontece, desde o armazenamento dos alimentos e preparação dos pratos até à limpeza dos materiais utilizados. O cuidado com a higiene para cozinha industrial, que tem muito mais equipamentos e é muito maior que uma cozinha doméstica, é fundamental para o bom funcionamento do seu estabelecimento.

Nesse artigo você vai aprender dicas de higiene para cozinha industrial que devem ser aplicadas no seu restaurante, o que vai, com toda certeza, refletir no bom funcionamento do seu estabelecimento, e, consequentemente, na satisfação do seu cliente.

Higiene para cozinha industrial

1. Produtos de limpeza

2. Execução da limpeza

3. Higiene dos funcionários

As três fases

Antes de começar a falar das dicas mais importantes para realizar a manutenção correta de sua cozinha industrial é necessário saber que existem três fases fundamentais no processo de higienização: a limpeza, a descontaminação e a desinfecção.

A limpeza cuida da higienização do espaço físico da cozinha. A descontaminação se refere e eliminação, nesse mesmo espaço, de agente biológicos e químicos, como bactérias, que possam contaminar os alimentos armazenados e afetar a saúde de quem consumi-los. Já a desinfecção é a eliminação direta de micro-organismo prejudiciais em produtos específicos

Produtos de limpeza

1. É importante saber que os produtos de limpeza utilizados na higiene para cozinha industrial não são os mesmos da cozinha da sua casa. Existem produtos de uso exclusivo para cozinhas industriais e cada superfície da cozinha necessita de um produto específico.

2. Todo produto que for utilizado deve ser muito bem enxaguado e não se pode usar produtos com cheiros muito fortes, e, claro, todos eles devem ser armazenados de forma adequada, longe dos alimentos.

3. Disponibilize álcool em gel para clientes (na entrada do restaurante) e funcionários (na entrada e saída da cozinha).

Execução da limpeza

4. É recomendável que se evite varrer a cozinha, por que isso, ao contrário do que se imagina, pode espalhar ainda mais micro-organismos no ambiente, além de espalhar sujeira e levantar pó.

5. O ideal é lavar todo o ambiente, começando pelas paredes, portas e janelas, passando pelas bancadas e equipamentos em geral. O piso deve ser a última coisa a ser higienizada.

6. Assim como as vassouras, os panos de chão e de cozinha acumulam e espalham germes. Não os utilize. Se for extremamente necessário, opte por panos descartáveis.

7. O ideal é que a cozinha tenha áreas de lavagem separadas. Uma para panelas, talheres, pratos, vasilhas e outros utensílios e outras para as mãos.

8. Materiais de limpeza e produtos químicos devem ser armazenados separadamente.

9. Os equipamentos como freezers e geladeiras devem funcionar constantemente em temperaturas constantes e a limpeza dos mesmos deve ser realizada periodicamente com produtos específicos e sem a utilização de esponjas.

10. É necessário limpar os banheiros e vestiários do estabelecimento com a mesma periodicidade da cozinha.

11. As lixeiras do ambiente devem ter tampas, ser higienizadas com água e sabão e sempre acionadas por pedais. Não use lixeiras em pias.

12. A lavagem dos utensílios deve ser feita com água quente e sempre após a sua utilização.

13. Todas as peças, após adequadamente higienizadas, devem ser armazenadas em ambientes protegidos de poeira e gordura.

14. Os alimentos devem ser higienizados em uma pia exclusiva para isso, que deve ser limpa todos os dias.

15. Após a lavagem dos alimentos, é recomendável que se evite mistura-los com alimentos não lavados ou superfícies não higienizadas.

16. Os vestiários e sanitários também devem ser limpos com a mesma frequência da cozinha, pois germes e bactérias podem passar de um ambiente para o outro.

17. Nunca se esqueça da higienização das mãos. Todos os que manipulam alimentos e utensílios devem lavar as mãos a partir do antebraço.

18. A dedetização do ambiente deve ser feita por um profissional autorizado e com cuidados no armazenamento dos alimentos e descarte do lixo.

19. O lixo produzido deve ser removido por completo ao menos duas vezes por dia.

20. As janelas da cozinha devem ter telas e elas também devem ser lavadas constantemente.

Higiene dos Funcionários

21. Os funcionários da cozinha devem usar uniforme limpo e adequado e ter um espaço específico para banho e troca de roupa.

22. A troca dos uniformes deve ser realizada diariamente.

23. Os funcionários devem manter as unhas curtas e limpas e os cabelos presos.

 

Gostou do texto? Aproveite para conferir o nosso artigo sobre gestão de bares e restaurantes para melhorar ainda mais o potencial e a qualidade do seu negócio.

Comentários