O consumo de frutas, legumes e verduras no Brasil

Os hábitos de alimentação no mundo mudam sempre, com grande velocidade. Com maior acesso à informação e às variedades, surge uma nova gama de consumo no mercado e consequentemente empresas que passam a concorrer pela demanda desse consumidor. Além disso, a tecnologia e o fácil acesso estão facilitando o poder de compra do consumidor. Preparamos esse artigo para falar sobre esses hábitos de consumo sobre frutas, legumes e verduras.

Atualmente, o consumidor pode procurar pelo produto interessado, comparar, pesquisar, pedir opiniões e só então adquirir. E cada vez mais as empresas têm apostado na comodidade, para que o consumidor possa fazer tudo isso sem precisar sair de casa.

Brasil: um dos maiores produtores de frutas, legumes e verduras no mundo

O Brasil ocupa a terceira colocação no ranking dos maiores produtores de frutas e hortaliças do mundo. Porém, temos um fato surpreendente:apenas 40% da população brasileira consome frutas, legumes e verduras diariamente, o que é algo totalmente inesperado.

O dado faz parte de uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). E foi realizada pelo Datafolha em 2017, em 148 municípios brasileiros e que totalizou 2.089 entrevistados.

A pesquisa mostrou também que as mulheres consomem mais frutas, verduras e legumes do que os homens e consequentemente adotam mais esses hábitos alimentares saudáveis. Portanto, o número de mulheres que têm esses hábitos diários é 7% maior do que o número de homens.

A pesquisa também considerou quais são os motivos que influenciam no momento da compra. 31% dos entrevistados consideraram a preferência por um hortifruti como fator principal. O segundo fator decisivo para a opinião do consumidor é a sazonalidade (17% deles). Ou seja, preferência pela época específica de frutas, legumes e verduras. O terceiro fator, estipulado em 14%, foi a aparência e o preço.

Curiosamente, a pesquisa mostrou também que o número de frutas cortadas e descascadas aumentou 40% a mais do que o consumo de frutas em seu formato inicial.

Para mais informações sobre a pesquisa e o tema, acesse o site da Hortifruti Brasil. E não deixe de conferir nossa matéria sobre uma paixão crescente dos brasileiros: o café e seu consumo.

Comentários