Como driblar a crise em bares e restaurantes?

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), aproximadamente 17% dos empresários do setor pensa em fechar ou repassar seu negócio. Quase 900 mil estão nessa situação. Muito disso é justificado pelos aumentos dos preços de energia elétrica, gás e dos alimentos. Além disso, o desemprego influencia diretamente para que as pessoas economizem e evitem bares e restaurantes. Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudá-los a driblar a crise nesse setor.

Reveja sua produção

Reveja todos os processos da empresa e observe os pontos em que você pode trabalhar para reduzir custos. Mas isso não quer dizer que você deve reduzir a qualidade de seus produtos, quer dizer que você tem que otimizar essa produção. Isso pode ajudar a melhorar as contas no fim do mês e influencia para você driblar a crise.

Substitua produtos caros

A meta a ser atingida é manter a qualidade com uma redução de gastos. Substitua produtos por opções mais baratas, que não atinjam a qualidade de seus produtos. O ideal é que o cliente não sinta a alteração, principalmente nos preços.

Atente-se às novas oportunidades

Uma boa saída podem ser os modelos novos de negócios e canais de venda. Food truck, promoções em aplicativos, festivais, promoção e redes sociais, aluguel do espaço, entre outros, são alternativas para aumentar o faturamento.

Preocupe-se com a higiene

Não se engane: os clientes observam a higiene de um local e podem deixar de frequentá-lo por isso. Invista em uma limpeza e uma higiene de ambientes adequada.

Aposte em comida brasileira

Quem não gosta de uma boa feijoada ou de um popular caldo? Além de opções mais baratas, cardápios que incluem comidas populares no Brasil são ótimos atrativos para driblar a crise.

Renove sua relação com os fornecedores

É aconselhável que você fortalece seu vínculo com seus fornecedores, para que isso te ajude a economizar. Além disso, o mercado vem se renovando e procurar por alternativas economicamente mais viáveis é um ótimo plano.

Estabeleça parcerias

Unir-se a outros restaurantes pode ser uma boa saída para participar de promoções e ganhar descontos em compras. Mesmo que concorrentes, estabeleça um bom convívio e uma boa comunicação com outros negócios.

Comentários