Cresce anualmente o consumo de café no Brasil

O consumo mundial de café ultrapassa 150 milhões de sacas (de 60 kg) por ano. O crescimento do consumo de café é de 2,5% ao ano. Isso, segundo dados da Organização Internacional do Café (ICO, sigla em inglês).

Consumo de café no Brasil

O Brasil é o segundo maior consumidor da bebida no mundo, consumindo 20,5 milhões de sacas no ano. Os líderes desse ranking são os Estados Unidos, que consomem 24 milhões de sacas anuais.

Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) mostrou que, mesmo em período de crise, o consumo de café seguiu aumentando em mais de 50% dos lares no país. Mas uma curiosidade é que a pesquisa considerou a crise e a possibilidade de que ela afetasse os consumidores de café.

Café x crise

Dentre os pesquisados, 58% dos que responderam quem não devem ser afetados pela crise, relataram que manterão seu consumo de café e também a marca que usam atualmente. Já dentre os consumidores que confessaram que devem ser atingidos pela crise, 41% especificou que manterão o consumo, mas podem migrar para o uso de marcas mais baratas. Entretanto, existe uma parcela de consumidores que deve ser afetada pela crise: aqueles que consomem café fora de casa. Esse público é basicamente formado por jovens de até 30 anos.

Mas a expectativa de crescimento da indústria é boa. Estima-se que até 2019, os brasileiros consumam até 24 milhões de sacas de café por ano.

O tipo preferido do consumidor

O café moído (em pó) e as cápsulas são os preferidos do consumidor. O café em pó lidera absoluto com 81% do total de café consumido no país. As cápsulas tem apenas 0,6%, mas a expectativa é que esse número dobre até 2019. Os consumidores de café querem qualidade, diversidade e praticidade na bebida. Por isso, considerando a praticidade, as cápsulas vem ganhando a preferência dos clientes.

Faixa etária

A melhor idade é a maior consumidora de café no Brasil: 89% dos consumidores entrevistados que têm mais de 60 anos bebem café diariamente. Por outro lado, 49% dos jovens de 16 a 20 anos bebem, em média, quatro xícaras por dia.

 

Gostou do tema? O Sebrae oferece dicas bem interessantes sobre como montar uma cafeteria e aproveitar a alta do mercado!

Comentários