Como evitar que o desperdício de água arruíne seu negócio

Ser totalmente sustentável sempre foi uma meta para os grandes e médios estabelecimentos, tanto de maneira ecológica quanto financeira. O consumo adequado nas contas de fim de mês é além de um conforto , uma maneira de economizar e gerar receita para outros investimentos. Confira aqui algumas dicas para reduzir seus gastos excessivos e ficar com a consciência tranquilo quanto ao desperdício de água:

 

Armazene a água das chuvas

Há várias maneiras de reutilizar a água, armazenar a água das chuvas é uma delas. Guardar essa quantidade de água das chuvas em local apropriado reduz o gasto que você terá com a limpeza dos pátios e locais de acesso do seu estabelecimento.

Controle a vazão do encanamento

Um sistema de encanamento bem feito, além de evitar eventuais reparos, também afasta possíveis descontroles nas torneiras da área de serviço, de cozinhas e banheiros. Há componentes como o redutor de vazão que controla o fluxo de agua, até os de mais fácil instalação como os arejadores nos bicos de torneira, que misturam ar à água, o que diminui o fluxo, mas mantém a sensação de volume quando direciona o jato.

Menos é mais

Considere poupar no abastecimento e evitar o desperdício de água. Assim sobrará para aplicar em outros setores do estabelecimento como o marketing, ou até mesmo na sua vida pessoal. O importante é pesar onde está tendo gastos e onde o consumo está na linha ideal.

Seja transparente

Os seus clientes não vão adivinhar o quanto de esforço você tem para poupar agua. E além de conscientizar sobre o bem mais precioso do planeta Terra, você ainda mostra que a sua empresa tem humanidade e luta por uma causa honrosa. Cartazes com uma frase inclusiva, que traga mais adeptos do consumo consciente, são uma boa maneira de mostrar esse esforço e garantir que os consumidores reconheçam isso.

DICA EXTRA: Automatize banheiros e cozinhas

O acionamento automático de torneiras nos locais de maior consumo pode poupar mais do que você imagina. E nem sempre requer um grande investimento para se ter um retorno ideal.

Segundo uma pesquisa do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Fiocruz, a instalação de tiras de plástico em todas as torneiras do escritório de uma empresa de elevadores com sede em São Paulo (SP) resultou na economia de 216 mil litros de água desde o fim do ano passado até agosto de 2015. Mais detalhes sobre essa ideia genial você confere aqui. Também temos mais dicas de economia para o seu estabelecimento aqui.

Comentários