6 características de um bom garçom que irão impulsionar as vendas do seu restaurante

A comida não é o único fator que define o sucesso de um restaurante. Existem vários motivos que contribuem para isso e um dos mais importantes é o atendimento prestado ao público, representado pela figura do garçom. Muitos pecam ao esquecerem que esses profissionais também precisam ser vendedores. São eles os responsáveis por “vender” a primeira imagem do restaurante através do seu atendimento e a auxiliar os clientes nas escolhas dos pratos a serem consumidos. Mas você sabe como contratar um garçom?

Com certeza não é uma tarefa das mais simples. Lidar com o público não é fácil. Mais difícil ainda é lidar com a pressão no dia a dia de um restaurante. Por isso é fundamental prestar atenção em alguns quesitos antes de contratar seu funcionário. Veja abaixo algumas das principais características que um candidato a garçom deve ter. Fique atento pois elas podem ser identificadas ainda na fase de seleção dos funcionários.

Quer saber como contratar um garçom ideal? Observe se os candidatos a vaga possuem essas características:

1.Comunicação

2.Apresentação

3. Simpatia

4. Educação

5. Paciência

6. Atenção

Comunicação

Como o primeiro porta-voz do seu estabelecimento é fundamental que o seu garçom seja capaz de se fazer entendido. Se comunicar com clareza e sem erros de português é essencial.

Apresentação

A imagem do seu funcionário também conta muito. Nenhum cliente gostaria de ser atendido por um garçom mal arrumado, com as unhas grandes e sujas e a barba por fazer. Não estamos falando aqui de beleza, mas sim de cuidados básicos de higiene.

Simpatia

Uma coisa muito comum é chegar em um restaurante e dar de cara com um garçom mal-humorado. Isso deveria ser proibido em qualquer estabelecimento! O mínimo que um bom garçom deve fazer é receber o cliente com um sorriso no rosto e manter a cordialidade durante todo o atendimento.

Educação

Um “obrigado”, “por favor” ou “boa noite” são importantes em diversos momentos do cotidiano. Em um restaurante então eles passam a ser obrigatórios. Tenha em mente que nenhum cliente gosta de ser atendido com indiferença.

Paciência

Nem todos os clientes chegam a um restaurante já sabendo o que irão pedir para comer. Muitas pessoas gastam preciosos minutos para lerem todas as opções do cardápio. Cabe ao garçom esperar pacientemente pela decisão do cliente e não demonstrar inquietude em nenhum momento.

Atenção

Garçons geralmente tem que atender mais de uma mesa ao mesmo tempo e ainda dar atenção e demonstrar simpatia para todos. Nesse processo é fundamental ter foco para não cometer trapalhadas como trocar os pedidos dos clientes ou esquecer de leva-los até a cozinha.

 

Agora que você já sabe como contratar um garçom para o seu restaurante que tal aprender a fazer a manutenção correta da sua cozinha industrial?

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