3 passos para administrar redes sociais de bares e restaurantes

Grande parte dos seus clientes é influenciada pelas avaliações e comentários sobre o seu restaurante ou bar nas redes sociais. É por isso que é tão importante ter uma estratégia digital apropriada para isso. Se você ainda não tem presença online em pelo menos uma rede social, está perdendo uma boa oportunidade de aumentar a sua base de clientes. Conheça agora algumas dicas para administrar redes sociais de bares e restaurantes e aumentar a popularidade do seu estabelecimento.

3 passos para administrar redes sociais de bares e restaurantes

Preencha todos os seus perfis

Se você ainda estiver começando a entrar nesse mundo das redes sociais, certifique-se de disponibilizar informações fundamentais para o seu cliente. O horário de funcionamento da casa ou o telefone para contato, por exemplo, devem poder ser facilmente acessados no seu perfil. Quanto menos cliques for necessário para descobrir essas dados, melhor.

O Facebook oferece um jeito muito fácil de introduzir essas informações. Lá é possível colocar dados como o horário de abertura, endereço e períodos mais visitados. Os usuários também podem entrar em contato diretamente com os administradores da página através do campo de mensagens. Isso pode ser muito útil para clientes ainda não familiarizados com o seu estabelecimento.

Existem ainda outras utilidades no Facebook que você deveria estar utilizando:

  1. Botão de reservas
  2. Upload de menu
  3. Permissão para avaliações dos clientes (não esqueça de responde-los)
  4. Adicionar qualificações como “Bom para crianças”, ‘”Bom para grupos”, etc.

Engajamento X Posts Pagos 

Umas das coisas mais irritantes que uma empresa pode fazer nas redes sociais é promover muitos posts patrocinados. A maioria deles fala sobre descontos ou produtos específicos. Só para comparar, é como aquele amigo ou parente que só fala sobre ele quando vocês se encontram em alguma festa. Mas se essa pessoa começar a conversar fazendo perguntas e ouvindo os outros convidados, você não irá se importar tanto dela se vangloriar um pouquinho de vez em quando, não é?

Lide com os seus clientes nas redes sociais da mesma forma que você lidaria com um grupo de estranhos numa festa. Fale um pouco sobre você, mas sem esquecer de manter o interesse deles. Foque o conteúdo dos seus posts nos seus clientes e não em você.

Algumas boas ideias para iniciar uma conversa que traga mais engajamento com o seu cliente:

  1. Faça uma pergunta
  2. Solicite a opinião dos seus clientes em relação a algum produto
  3. Incorpore conteúdos gerados pelos usuários na sua estratégia (compartilhando fotos tiradas por eles, por exemplo)

Faça postagens em horários estratégicos

Outro ponto importante a ser considerado na hora de administrar redes sociais de bares e restaurantes é o horário das postagens.  Mas certifique-se de entender o seu cliente primeiro. Avalie a sua audiência e faça suas publicações de acordo com o funcionamento do seu estabelecimento. Se ele não abre antes das 10 da manhã, por exemplo, não faz sentido postar antes desse horário.

Por causa dos algoritmos das redes sociais, recomenda-se uma estratégia que combine com o tipo do conteúdo postado. Não tem sentido, por exemplo, em promover um post sobre um jantar maravilhoso no fim da noite, quando seus clientes só irão conseguir ver no início do próximo dia.

Administrar redes sociais de bares e restaurantes não é algo tão simples como parece mas também não é impossível, basta ter um pouco de paciência. Mas para conseguir os melhores resultados é preciso compartilhar bons materiais com os seus seguidores. Publicar boas fotografias, por exemplo, é uma ótima forma de fazer isso. Ficou interessado? Então leia nosso post sobre como produzir as melhores imagens para o seu estabelecimento.

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