5 Erros no Atendimento ao Cliente

Atualmente existem milhões de empresários de bares e restaurantes. O curioso é que a maioria passa por problemas bem semelhantes. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, de cada 100 estabelecimentos abertos, apenas 3 continuam firmes após 10 anos. Os motivos são os mais variados para o fracasso e entre os que mais se destacam está o mal relacionamento com os clientes. Por isso confira abaixo 5 Erros no Atendimento ao Cliente.

5 Erros no Atendimento ao Cliente
Não cometa esses erros e tenha mais sucesso no seu negócio.

01. Demorar para responder no Atendimento ao Cliente

Você mesmo já deve ter experimentado a sensação de ser deixado de lado. Você entra em um estabelecimento e não é atendido de forma ágil. Em muitos casos, os clientes desistem e vão embora, por mais que seu bar/restaurante seja interessante. Por isso, se seu fluxo tem aumentado, aumente também a quantidade de funcionários para dar suporte ao Atendimento ao Cliente.

 

02. Corrigir o cliente de forma grossa

Normalmente temos a tendência de entrar para defensiva quando nos achamos no direito. Nada pior para o cliente do que ser tachado como o errado da história. Por isso, tenha tato para mostrar que ele está equivocado em sua questão, mas sem deixar que a situação vá para o pessoal. Tente contornar a situação sem dizer que seu cliente está errado, pois isso é bem ofensivo e vai contra o bom Atendimento ao Cliente.

 

03. Não prestar atenção ao pedido

5 Erros no Atendimento ao Cliente
A correia pode atrapalhar, tome cuidado.

Ninguém pode negar que a rotina de um bar ou restaurante é corrida. Atendemos uma mesa aqui e já tem outra lá na frente na fila. De repente nessa correia, é possível que você não preste atenção no que o seu cliente está dizendo. Isso pode causar problemas pequenos ou grandes. Por isso, tome cuidado e escute melhor.

 

04. Não pedir desculpas

Por essa correria, ou por outro motivo, acabamos por errar um pedido ou afetar o cliente de outra forma. Acredite, ele se sentirá ofendido. Então, não negue esforços para se desculpar quando perceber que fez algo de errado a ele. Seja sincero e humilde nesse momento. Vá mais além e o presentei com algum prato ou bebida da casa. Esse gesto simples ganhará a confiança dele outra vez e abrirá portas para outros perceberem o bom Atendimento ao Cliente.

 

05. Não passar seu e-mail

O e-mail é uma das formas mais eficazes e seguras de ouvir o seu cliente. É possível ouvir críticas, elogios e tirar dúvidas. Seu cliente se sentirá confiante e ao mesmo tempo próximo de você quando você o oferece seu endereço de e-mail. Não se preocupe se começar a chegar muitos e-mails, pois isso mostra que seu público quer se comunicar com você. Se forem críticas, você terá a oportunidade de se retratar. Se for elogios, você ganhará motivação. Se for dúvidas, abrirá espaço para esclarecer e você terá o reconhecimento do seu cliente. Tudo isso, através de um simples e-mail.

 


Gostou das dicas? Então continue com acompanhando nosso blog. Até a próxima!

 

Leia também aqui sobre como treinar seu garçom.

Comentários