3 dicas para evitar o desperdício no seu estabelecimento

Quem está à frente de um negócio sempre procura por maneiras de diminuir os gastos na manutenção do mesmo. Quando se trata de um empreendimento do ramo da alimentação, o desperdício pode virar uma constante se alguns cuidados não forem tomados. Conheça agora 3 dicas de como evitar o desperdício no seu estabelecimento. Elas podem fazer a diferença no orçamento do fim do mês.

3 dicas de como evitar o desperdício no seu estabelecimento

Água

Ao invés de lavas as louças e panelas assim que ela sujarem, acumule-as antes numa bacia por cerca de 10 minuto. Deixe de molho com 20 litros de água, 1 colher de detergente e outra de cloro. Esse processo facilita a lavagem e reduz o consumo de água.

Já nos banheiros opte por instalar torneiras e sanitários de baixa vazão, ou ainda pelos que têm a vazão controlada por temporizadores. Isso pode reduzir a conta de água em até 40%. Ainda maior é a redução do uso de água nas torneiras (60%) caso sejam instalados arejadores que diminuem o fluxo de água.

Energia

Você sabia que o acumulo de gelo nos freezers e refrigeradores geram um maior gasto de energia? O ideal é fazer, periodicamente, o degelo desses aparelhos. Verifique também as borrachas de vedação e mantenha-os afastados 15cm da parede. Outra dica muito útil é fazer o controle da temperatura para conservar melhor os alimentos.

Mantenha a limpeza dos filtros do ar condicionado, já que quando estão sujos, eles forçam o aparelho a operar em uma potência maior, gastando mais energia. As suas entradas e saídas também precisam ser verificadas para evitar o acumulo de pó e sujeira. Não se esqueça também de sempre manter as portas e janelas fechadas quando ele estiver em uso. Nas portas que precisam ficar abertas instale cortinas de ar.

Alimentos

Outra dica para evitar o desperdício no seu estabelecimento é: fique sempre atento ao prazo de validade dos produtos para evitar perdas e descartes! Na hora de organizar o estoque, lembre-se de deixar na frente os produtos que estão com o prazo de validade menor. Tente utilizar o mais rápido possível os produtos que estão mais próximos de vencer. Mas atenção: nunca use produtos que já passaram da data de validade.

Dê uma atenção especial a e recebimento dos vegetais. A escolha do fornecedor é fundamental. Sempre exija qualidade e frescor. Do contrário pode acabar lidando com altas taxas de desperdício, já que esses produtos tendem a estragar mais rapidamente.

Agora que já sabe um pouco mais sobre como evitar o desperdício no seu estabelecimento, aproveita para aprender mais sobre como higienizar corretamente a cozinha industrial do seu bar ou restaurante.

Comentários